Segurança alimentar e nutricional - MDC-MGMDC-MG

Segurança alimentar e nutricional

15/03/2017

A segunda palestra de uma série que será apresentada ao longo de 2017 contou com a participação da acadêmica de nutrição Marcela Pacífico no dia 15 de março, cujo tema “SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL” orientou e tirou dúvidas de como se alimentar bem e envelhecer com qualidade.

Marcela destacou quais são as práticas alimentares promotoras de saúde, com respeito à cultura e ao ambiente onde cada um vive, além de econômica e socialmente sustentáveis. Ela alertou que uma alimentação desregrada pode causar problemas de saúde, como: obesidade, anemia, diabetes, hipertensão, colesterol alto entre outros.

O envelhecimento provoca algumas mudanças físicas, como a perda de peso e declínio da massa muscular corporal magra, por isso, uma boa alimentação é importante para regular as funções do organismo, fornecer energia ao corpo, construir, manter e renovar as células do corpo e manter todos os processos vitais.

Para ter um envelhecimento com saúde e qualidade de vida é importante ter alimentação variada e equilibrada e ficar atento à higienização dos alimentos. Outra dica importante é o consumo de água. O consumo de água em pequenas quantidades, várias vezes ao dia, entre as refeições contribui para o bom funcionamento do intestino e mantém a hidratação do corpo.