Pessoa com Deficiencia = Cidadao Consumidor e Assembleia Geral Ordinária - AGE MDC/MG - MDC-MGMDC-MG

Pessoa com Deficiencia = Cidadao Consumidor e Assembleia Geral Ordinária – AGE MDC/MG

17/05/2017

Na quarta-feira, 18 de maio, o MDC recebeu em sua sede um grande número de associadas para a palestra “Pessoas com deficiências = cidadão e consumidores”, apresentada pela coordenadora institucional da entidade, Solange Medeiros. Além da palestra foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que elegeu a seguinte chapa: Conselho Diretor: Presidente – Lúcia Maria dos Santos Pacífico Homem; Diretora Jurídica – Drª Geralda Lopes de Oliveira; Diretora Administrativa – Patrícia Pacífico Homem; Diretora de Organização de Cursos, Palestras e Eventos – Darcy Mattos de Azevedo; Conselho Fiscal: Presidente – Maria Aparecida Corrêa de Carvalho; Membros Efetivos: Cacilda Maria Almeida e Celiane Mara da Silva.

Após a eleição, Solange Medeiros discorreu sobre as dificuldades enfrentadas pelos portadores de necessidades especiais como cidadãos e consumidores. Pouca gente sabe que o Código de Defesa do Consumidor prevê a inclusão da pessoa com deficiência. O poder público assegura a eles o pleno exercício de seus direitos básicos, entre eles o cardápio em Braille, para o deficiente visual. Caixas eletrônicos em Braille, bem como letreiro de elevador.

No que diz respeito à inclusão das pessoas com deficiência visual como consumidores, pesquisas mostram, por exemplo, que os varejistas brasileiros se preocupam mais com os consumidores com deficiências de mobilidade, enquanto os deficientes visuais encontram-se desamparados para comprar, fazendo com que eles possam ser caracterizados como uma “parcela de consumidores normalmente esquecidos”.