Nutrição e qualidade de vida - MDC-MGMDC-MG

Nutrição e qualidade de vida

05/04/2017

A palestra “Nutrição e qualidade de vida” foi apresentada na quarta-feira, cinco de março, pela acadêmica de nutrição Marcela Pacífico. Voltada para os profissionais que fazem parte do cadastro de profissionais do MDC-MG, Marcela orientou o grupo com informações importantes para a confecção adequada de cardápio para quem exerce atividade profissional que exige um bom condicionamento físico.

Marcela apresentou alguns números do IBGE que assustam. Segundo o instituto, 23% dos brasileiros tomam refrigerantes ou sucos artificiais em pelo menos cinco dias da semana; já o consumo de carne gordurosa ficou em 37,2% – 47,2% para homens e 28,3% para mulheres; e um em cada cinco brasileiros consome bolos, tortas, chocolates, balas e biscoitos em cinco dias ou mais da semana.

A futura nutricionista alertou ainda quais são as possíveis conseqüências causadas por uma alimentação desregrada, que pode causar os seguintes problemas de saúde: obesidade, anemia, diabetes, hipertensão, colesterol alto entre outros.

Na correria do dia a dia, muitas pessoas optam por se alimentarem com produtos industrializados, deixando de lado os alimentos in natura. Ela alerta para a importância de evitar ao máximo os alimentos processados, pois estes contêm muitos conservantes e muitas vezes, têm pouco ou até nenhum componente natural.

Dicas importantes:

  • Fique atento à lista de ingredientes! Quanto menos melhor!
  • Evite os alimentos que trazem muitos aditivos artificiais;
  • Regra ANVISA: O primeiro ingrediente da lista é o que está mais presente no alimento e assim sucessivamente.