Finanças Pessoais – Como administrá-las - MDC-MGMDC-MG

Finanças Pessoais – Como administrá-las

21/06/2017

Lucia Maria Faria, contadora e administradora graduada pela PUC – MG, com grande experiência na área financeira com empresas e pessoas físicas, foi a responsável pela palestra “Finanças Pessoais – Como administrá-las”. De maneira simples e resumida a contadora afirmou que “educação financeira nada mais é que ter a consciência do seu ganho e dos seus gastos. Lembrar sempre que essa equação não pode ser negativa. Não podemos gastar mais do que ganhamos. A educação para o consumo é ter o equilíbrio nas finanças”.

E para alcançar esse objetivo ela deu dicas simples de serem aplicadas no dia-a-dia das pessoas. O planejamento é de fundamental importância. Portanto, antes de realizar uma compra, três perguntas devem ser feitas: 1) Preciso? 2) Tenho dinheiro? 3) Posso esperar até amanhã?

Segundo Lucia, o “como” fazer as compras tem três fases: A escolha do produto; a escolha do lugar/preço e a escolha das condições de pagamento e entrega do produto. Sendo assim, o consumidor deve:

  • Definir o melhor produto.
  • Checar as marcas do mercado.
  • Fazer cotação de preços. (no mínimo 03 cotações).
  • Observar que muitas vezes a característica de um produto muda o preço para cima ou para baixo. Por exemplo uma cor.
  • Quando definir onde comprar negociar ainda mais algum desconto.
  • Sendo a compra à vista o desconto será sempre maior.
  • Lembrar que um cliente fidelizado terá sempre maior desconto. (exemplo: compra de telefone celular).

Entre tantas dicas importantes, Lucia destacou uma bem simples, antiga e que nem todos usam a anotação de receitas e despesas. Sejam num suporte digital ou físico, essas anotações são muito importantes para a organização financeira.

Fique atento, leia, compartilhe e seja também um agente transformador de bons hábitos de consumo.