Consumo x Sustentabilidade - MDC-MGMDC-MG

Consumo x Sustentabilidade

14/06/2017

A Dra. Gabriella Vieira apresentou na quarta-feira, sete de junho, a palestra “Consumo x Sustentabilidade”. O evento faz parte do ciclo de palestras que será realizado até setembro desse ano. Em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC), o MDC-MG recebeu os profissionais cadastrados no Programa Geração Trabalho e Renda.

Gabriella ressaltou como o consumo desenfreado e a cultura do descarte de produtos coloca em risco a sustentabilidade do planeta. A advogada relembrou como o comportamento do consumidor mudou há alguns anos, e deu o exemplo de quando uma máquina de lavar ou uma televisão estragavam. O consumidor, antes de pensar em adquirir um novo produto, procurava um técnico para consertar o que havia estragado.

Na sequência, ela falou sobre a absolescência programada, prática entre produtores que desenvolvem, fabricam e vendem produtos com “tempo de vida útil programada”, criando no consumidor a “obrigação” de adquirir produtos semelhantes com pouco tempo de lançamento e uso, como os smartphones.

Para finalizar, Gabriella reforçou a necessidade do consumidor se policiar para não entrar no circulo vicioso de comprar – tirar – comprar.