Mudança cobrança tarifas bancárias - MDC-MGMDC-MG

Mudança cobrança tarifas bancárias

11/04/2016

AS TARIFAS MUDAM HOJE

A partir de hoje, a cobrança das tarifas bancárias passa a seguir novas regras. Para tentar tornar a relação entre bancos e clientes mais transparente e estimular a concorrência entre as instituições financeiras, o governo decidiu padronizar o nome dos serviços prestados e criar pacotes com as tarifas mais comuns. Com a novidade, alguns itens passam a ser gratuitos.

Os serviços bancários mais simples, classificados como essenciais ­ como o fornecimento de cartão de débito e dez folhas de cheque por mês ­ passam a ser obrigatoriamente gratuitos. Foram criadas, ainda, outras três categorias de serviços: prioritários, especiais e diferenciados. Nesses grupos, estão os itens que podem ser cobrados.
 
Na classe “prioritária” estão os serviços mais usados pelos clientes e que, segundo o Banco Central, cobrem a maioria das tarifas normalmente cobradas dos brasileiros. Nesse grupo, os serviços deverão ser listados em extrato de forma idêntica em todos os bancos e haverá regras para a alteração dos preços.