Por uma Rotulagem Nutricional Adequada já! - MDC-MGMDC-MG

Por uma Rotulagem Nutricional Adequada já!

09/08/2017

Dados revelados em pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) divulgados no início de 2017, apontam que o sobrepeso e a obesidade vêm aumentando no Brasil. De acordo com o estudo, intitulado “Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe”, mais da metade da população brasileira está com sobrepeso.

Para que o cenário mude, a informação é um aliado importante para o consumidor. No Brasil, desde 2003, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou regras que tornam obrigatória a inclusão de informações nas embalagens de quase todos os alimentos disponíveis no mercado. Entretanto, de acordo com pesquisas científicas e de opinião, e seguindo recomendações de organismos internacionais referência na área da saúde e bem-estar, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), defende que é preciso aperfeiçoar a legislação em vigor.

Nós do MDC-MG apoiamos a campanha do Idec e reforçamos a necessidade de mudanças nas regras vigentes atualmente sobre os rótulos dos alimentos. Ter a informação correta sobre como são feitos os alimentos consumidos é um DIREITO do consumidor.