Mitos e verdades sobre a alimentação

30/08/2017

A acadêmica de nutrição Marcela Pacífico esteve novamente na sede do MDC-MG onde apresentou ao público que esteve na sede da entidade a palestra “Mitos e verdades sobre a alimentação: desvendando crenças populares”.

Marcela alertou sobre a importância do consumidor se manter bem informado sobre o que consome e buscar informações que procedem e possuem embasamento cientifico, evitando, assim, se deixar influenciar por “superalimentos” e dietas “milagrosas” expostas pela mídia.

Um exemplo são as dietas sem glúten e lactose. A acadêmica explica que “As dietas sem glúten e sem lactose são recomendadas para pessoas que apresentam doença celíaca (reação imunológica ao glúten que causa uma inflamação grave no intestino) e intolerância a lactose, respectivamente”.

Novamente Marcela reafirmou que alimentos muito processados, como o macarrão instantâneo, fazem mal à saúde. Outra dúvida que volta e meia é debatida é o quanto as barras de cereal são saudáveis. Segundo ela, “muitas barrinhas hoje em dia estão vindo com quantidade muito alta de açúcar, gorduras, conservantes, corantes e pouquíssimos cereais!”.

As dicas para escolher a barrinha certa são: Opte por uma que contenha um CEREAL, FRUTA OU OLEAGINOSA como PRIMEIRO INGREDIENTE. Fuja das que iniciam por açúcar.Quanto mais fibras, melhor, pois ajuda você a se sentir saciado por mais tempo (Pelo menos 1 g de fibras por barrinha – 20 g).

Durante a palestra ela falou também sobre o consumo do ovo, alimentos integrais, o congelamento adequado dos alimentos, alimentação de pessoas diabéticas e muito mais.

Em breve a palestra completa com todas as dicas e verdades/mitos sobre alimentação estarão disponíveis no site do MDC-MG. Essa e as demais palestras apresentadas na sede da entidade são fruto da parceria entre o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais, a Secretaria Nacional do Consumidor e o Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor. Até o fim de setembro outras palestras serão apresentadas. Fique atento e mantenha-se bem informado.