Cemig orienta sobre cuidados nas instalações natalinas

11/04/2016

Fachadas iluminadas, piscas-piscas e símbolos que remetem ao Natal são muito comuns nesta época do ano e uma boa parcela da população prepara uma decoração especial para suas residências e ruas. Por esse motivo, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig alerta para a utilização de enfeites luminosos que, se instalados incorretamente, podem oferecer riscos à segurança das pessoas.

De acordo com o engenheiro de tecnologia e normalização Demétrio Venício Aguiar, da Cemig, o ideal é escolher itens de qualidade, que tenham o melhor nível de isolamento elétrico possível. Por isso, recomenda adquirir apenas enfeites aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), uma vez que eles são submetidos a testes que garantem a segurança.

O engenheiro destaca, ainda, o perigo de serem colocadas várias instalações em uma mesma tomada, utilizando adaptadores e multiplicadores popularmente conhecidos como T ou benjamim. “Esses dispositivos provocam sobrecarga e, consequentemente, o mau funcionamento dos aparelhos, podendo causar choque elétrico e princípio de incêndio”, explica. Demétrio Aguiar afirma que filtros de linha podem ser utilizados, desde que seu dispositivo interno de proteção esteja operante e não tenha sofrido alterações.

Dessa forma, para evitar a sobrecarga, é necessária a participação de um eletricista, que irá calcular o que pode ou não ser ligado. O profissional pode adequar o circuito da residência por meio de uma pequena reforma na instalação elétrica.

Outra precaução nesta época do ano é em relação às crianças. Vale ressaltar que as luzes natalinas são muito atrativas e aguçam a curiosidade, sendo portanto necessário orientá-las a evitar o contato e a aproximação das instalações elétricas. “Deve-se ter atenção com as crianças neste período, para evitar acidentes com as instalações natalinas”, comenta.

Segundo Demétrio Aguiar, é importante ressaltar que existem enfeites antigos incompatíveis com o novo padrão de plugues e tomadas, o que demanda o uso de adaptadores. No entanto, esses aparelhos oferecem os mesmos riscos de Ts e benjamins.

Acidentes

A Cemig alerta que, no caso de ocorrências em instalações elétricas dentro do imóvel, deve-se acionar um eletricista particular.

Em caso de acidente externo com a rede elétrica, basta ligar imediatamente para a central de atendimento ao cliente Fale com a Cemig – 116.

Recomendações

– Para a instalação de lâmpadas decorativas em fachadas, muros, jardins e árvores deve-se respeitar a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica.

– Não instale as lâmpadas decorativas utilizando os postes e pontaletes de padrão da Cemig como forma de fixação das mesmas.

– Não utilize enfeites luminosos próximos a piscinas a fim de evitar que um contato acidental da instalação elétrica com a água possa ocasionar um acidente grave.

– Muitas árvores de Natal são feitas de arame e os enfeites têm de estar isolados para impedir a energização acidental.

– Todos os enfeites devem ser bem afixados, para que o vento não os projete contra a fiação da rede elétrica, provocando acidentes graves.

– Desligar os enfeites luminosos antes de dormir ou sair de casa pode contribuir para a redução do valor da conta de energia e evitar acidentes.

– O conjunto da tomada de energia deve ser desligado ao substituir lâmpadas. Nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação.

– Evite deixar a instalação em área sujeita a chuva ou alagamento.

– Proteja os pontos das conexões elétricas e as tomadas adequadamente.

– Não instale o conjunto de lâmpadas decorativas em estrutura metálica ou pontiaguda.

– Após a instalação, corrija os pontos de aquecimento. Siga corretamente as instruções do catálogo do fabricante.

– Dê preferência aos enfeites impermeáveis. Eles são mais seguros e duram mais.

– Dê preferência às lâmpadas de LED. Além de mais econômicas, não geram aquecimento e são mais brilhantes.

– No caso de instalação de conjuntos luminosos para fachada de prédio com potência mais elevada, contrate o serviço de um engenheiro, técnico ou eletricista para dimensionar a fiação e a proteção do circuito de acordo com a carga a ser ligada.

Fonte: CEMIG